02. Condução
do negócio

Condução
do negócio

Governança corporativa

G4-34

A Whirlpool Latin America é subsidiária direta da Whirlpool S.A. para o mercado de eletrodomésticos e faz parte da Whirlpool Corporation, grupo de atuação global.

Como companhia aberta, a Whirlpool divulga com transparência ao mercado e a seus acionistas os resultados trimestrais e informações sobre sua gestão de riscos, possíveis passivos, estratégia, políticas e quaisquer outros fatores que possam influenciar no valor de mercado da Companhia e na tomada de decisão do investidor.

Saiba mais sobre esses temas em whirlpool.com.br/investidor

A Companhia tem capital aberto desde 1994 e ações negociadas na BM&FBovespa – sob os códigos WHRL3 e WHRL4, e está sujeita à regulação e às normas de transparência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, a Whirlpool avalia constantemente seus controles internos de processos para atender às exigências da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), à qual a Whirlpool Corporation está submetida.

A SOX determina que as empresas com ações listadas na Bolsa de Nova York – como a Whirlpool Corporation – devem assegurar a transparência e a credibilidade de sua administração por meio de regras internas e mecanismos de auditoria.

G4-SO3

Em 2013, um total de 26 processos em cinco unidades diferentes passaram por revisão e testes da Auditoria Interna para garantir o cumprimento às exigências de controle da SOX. Em 2014, foram 31 processos em seis unidades.

Perfil do capital social

Seu capital social é composto por 1.502.786.006 ações, sendo 31,5% preferenciais e 68,5% ordinárias, ao final de 2014, de R$ 5,99 bilhões.

Administração

A estrutura de administração da Whirlpool conta com administradores experientes em cada aspecto do negócio.

Estrutura da Administração da Whirlpool Latin America com mandato até 2018
João Carlos Costa Brega Diretor Presidente / Diretor Presidente da Unidade de Negócios de Eletrodomésticos
Carlos Henrique Pinto Haddad Diretor de Finanças da Unidade de Negócios de Compressores e Refrigeradores / Diretor de Relações com Investidores
Paulo Domingos Mileo Miri Diretor de Vendas, Logística e Recursos Humanos
Nathalie Catherine Marie Therese Diretora de Marketing da Unidade de Negócios de Eletrodomésticos
Alexandre de Oliveira Czesnat Diretor de Desenvolvimento de Novos Produtos da Unidade de Negócios de Eletrodomésticos

Conselho de Administração

João Carlos Costa Brega Presidente
Armando Ennes do Valle Junior Vice Presidente
Antonio Francisco Lima de Rezende Membro do Conselho
Antonio Mendes Membro do Conselho

Desempenho operacional e econômico

Cenário macroeconômico e setorial

O ano de 2014 foi marcado pela alta volatilidade econômica e política em decorrência de vários acontecimentos, dentre eles, a Copa do Mundo e as Eleições, o que alterou a sazonalidade do mercado de linha branca. A previsão de crescimento econômico para o ano é irrisório, com constantes revisões baixistas ao longo do ano. O ambiente foi pouco favorável à expansão mais expressiva do consumo, diante da desaceleração na massa real de rendimentos, inflação elevada, mercado de crédito fraco e confiança do consumidor em nível historicamente baixo. Diante da alta inflacionária, o Banco Central elevou a taxa Selic em 1,25% ao longo do ano, fechando em 11,75%.

A expectativa econômica para 2015 é que seja um ano de reajustes. Um dos principais desafios é o ajuste fiscal, uma vez que o Brasil vem passando por um processo de expansão de gastos públicos e redução de alíquotas. Além disso, o mercado prevê uma elevação das tarifas administradas e uma taxa de câmbio mais elevada, que pressionarão ainda mais os preços no mercado interno. Diante do cenário de inflação elevada, a taxa Selic deve continuar subindo em 2015. O mercado acredita que 2015 será mais um ano de baixo crescimento econômico.

Destaques operacionais

Em 2014, a Companhia lançou no mercado nacional cerca de 180 produtos das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Dentre as novidades, a Brastemp apresentou ao mercado a B.blend, a primeira plataforma de bebidas all-in-one do Brasil. Além disso, a Brastemp trouxe para o mercado o novo refrigerador Side Inverse, o primeiro do Brasil com conexão Wi-fi, e o micro-ondas Brastemp com a tecnologia Maxi Flat, que dispensa o uso do prato giratório.

O destaque para Consul é a nova linha Consul Mais, que trouxe para o mercado a cervejeira e o micro-ondas com função tostex, além da lava-louças Consul Facilite. A KitchenAid lançou no mercado a linha Pro Line, com quatro produtos inspirados no design da Stand Mixer.

  • B.blend

    Primeira plataforma de bebidas all-in-one do Brasil, com mais de 20 opções de bebidas.
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  • Side Inverse

    Primeiro refrigerador do Brasil com Central Inteligente que se conecta ao celular para controlar validade de produtos, lista de compras e opções de receitas.
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  • Micro-ondas Brastemp Maxi Flat

    Com tecnologia Maxi Flat, dispensa o uso do prato giratório, permitindo aproveitar melhor o espaço sem se preocupar com o tamanho ou formato do recipiente.
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  • Cervejeira Consul Mais

    Primeira cervejeira do Brasil, oferece o equilíbrio certo da temperatura, com 5 diferentes níveis que chegam até -4ºC, e flexibildade na configuração das prateleiras.
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  • Micro-ondas Consul Mais

    Com inovadora função tostex, acompanha uma sanduicheira que permite o preparo de lanches crocantes em poucos minutos.
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  • Lava-louças Consul Facilite

    Lançamento da Consul com design compacto e instalação fácil, oferece 6 serviços e indicadores internos que ajudam na organização das louças.
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  • Linha KitchenAid Pro Line

    Linha com quatro produtos inspirados no design da Stand Mixer: Chaleira elétrica, Mixer de Mão, Processador de alimentos e Torradeira duas fatias.
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Desempenho econômico-financeiro

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No ano de 2014, a receita líquida de vendas da Whirlpool S.A. consolidada totalizou R$ 9.659 milhões (R$ 9.335 milhões em 2013), representando crescimento de 3,47% em relação ao ano anterior. O resultado do exercício, após participação em sociedades controladas e coligadas e antes dos impostos, foi de R$ 976 milhões (R$ 1.025 milhões em 2013), equivalente a 10,10% da receita líquida de vendas (10,98% em 2013).

O lucro líquido do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2014 alcançou R$ 709 milhões (R$ 813 milhões em 2013), equivalente a R$ 0,47 por ação (R$ 0,54 em 2013). Em reuniões do Conselho de Administração, realizadas em 03 de junho de 2014, 05 de novembro de 2014 e 09 de dezembro de 2014, conforme disposição estatutária, foi autorizado o pagamento de dividendos no montante de R$ 1.113.020.

Distribuição do Valor adicionado

G4-EC1
Distribuição do valor adicionado 2012 2013 2014
Fornecedores 57% 54% 53%
Colaboradores 10% 10% 9%
Acionistas 5% 8%  8%
Governo 23% 23%  25%
Reinvestimento 5% 5%  5%

Gestão de riscos

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A Companhia conta com uma área específica e dedicada para, diariamente, monitorar e avaliar a exposição do negócio a possíveis fatores de risco e definir instrumentos para mitigá-los e evitar seus impactos.

A seguir, são apresentados os principais riscos geridos pela Whirlpool. Para conhecer em detalhes essa gestão, acesse o Formulário de Referência 2014, item 5, no link: http://goo.gl/fOcQ26

Principais riscos ao desempenho financeiro

A Companhia está exposta a flutuações de preços de commodities, principalmente cobre e alumínio, que podem afetar o resultado operacional e financeiro.  

Além disso, o risco de variação cambial pode afetar a Companhia, já que a Whirlpool exporta cerca de 20% de sua produção para clientes no exterior e importa parte de seus produtos e matérias-primas de fornecedores ou partes relacionadas em moeda estrangeira.

Além dos riscos financeiros, tangíveis, mensuráveis e formalizados na gestão dos riscos da Companhia, a Whirlpool também observa, identifica e gere potenciais fatores de risco ligados à disponibilidade de recursos essenciais à sua operação (humanos e ambientais), ao atendimento às legislações socioambientais às quais está sujeita e às mudanças e evoluções sociais e ambientais nos contextos e mercados em que está inserida. Saiba mais sobre suas iniciativas e gestão nesses aspectos nos capítulos Pessoas engajadas e Construindo o futuro.

Nesse cenário, e considerando ainda o risco de variação da taxa de juros, a administração da Companhia tem a responsabilidade de medir, monitorar e mitigar os riscos financeiros decorrentes dessas exposições. Para isso, utiliza instrumentos financeiros derivativos com objetivo de gerenciar os riscos e proteger o fluxo de caixa e os ativos e passivos da Companhia, da volatilidade de preços de commodities e de variações cambiais.

Ética e compliance

G4-56

A operação da Whirlpool é orientada pela ética em seus relacionamentos e em compliance com as regulamentações às quais o negócio está sujeito.

Para orientar a conduta correta dos colaboradores, a Companhia confeccionou um Código de Ética que resume suas 15 Políticas Globais de Compliance. Todos os colaboradores têm um compromisso mandatório com o mesmo. O documento define o padrão de comportamento pessoal e comercial a ser seguido pelos profissionais em todos os países onde a Whirlpool atua, balizando o que é aceitável pela Companhia ao realizar negócios, os limites da elaboração de materiais de divulgação, manuais de produtos, o relacionamento com clientes e fornecedores e o envolvimento com atividades políticas, entre outros temas.

Assim que é admitido, o profissional recebe uma versão impressa da cartilha, também disponível em versão digital no portal interno da Companhia, que deve ser lida durante o evento de integração e em seguida assinada, para demonstrar seu comprometimento com os parâmetros ali definidos. Os executivos da Companhia, além disso, anualmente devem assumir seu compromisso com as 15 Políticas Globais de Compliance, assinando eletronicamente um formulário chamado Management Questionnaire, que relaciona qual o comportamento esperado pelo líder no desempenho de suas funções e, em especial, ao liderar pessoas e processos da empresa.

No decorrer de 2014, foram promovidos mais de 50 treinamentos presenciais com os executivos da Companhia, sobre o Código de Ética e as Políticas Globais de Compliance, cada um com duração de aproximadamente 5h. Além destes, dois treinamentos online sobre os temas Anti-corrupção e Lavagem de Dinheiro também foram aplicados.

O nível estratégico da empresa também foi submetido a oito workshops de Compliance, todos eles versando sobre as Políticas Globais de Compliance e o papel da média e alta gestão da empresa na disseminação e aderência dos colaboradores à cultura da Ética e do jeito certo de se fazer negócios.

Além de treinamentos, durante 2014, a área de Compliance e Ética Corporativa da Whirlpool realizou mais de 15 ações de comunicação sobre o tema, coroando as iniciativas com a realização do Compliance Day, um evento replicado por todas as unidades da América Latina, em que o professor e filósofo Clóvis de Barros Filho discorreu sobre a ética na vida pessoal e profissional. Como resultado, os colaboradores administrativos da empresa reconheceram as ações de comunicação de Compliance como as de maior impacto e qualidade do ano, com mais de 350 comentários positivos – 94,5% MQCI.

Canais de Contato

O Código de Ética da Whirlpool também divulga o hotline da Companhia – telefone, carta ou acesso em Portal online –, que é destinado a denunciar práticas contra as Políticas de Compliance. Esse canal tem o sigilo garantido e, ao ser usado, aciona a estrutura da Comissão de apurações Éticas da Companhia, que se reúne semanalmente e é integrada por representantes de Compliance, Auditoria, RH e Segurança Corporativa, para apurar eventuais desvios de forma multidisciplinar.

Contudo, os eventuais conflitos ou situações de aparente injustiça podem também ser resolvidos pelo diálogo aberto entre gestores e colaboradores, atitude amplamente estimulada pela Companhia, e que conta com o próprio RH para atuar como ponto de contato, caso haja quaisquer dúvidas ou reclamações.

Para balizar o relacionamento com os fornecedores, desde 2008 a Companhia conta com o Código de Conduta para os Fornecedores, pelo qual as empresas parceiras se comprometem a desenvolver seus negócios e operações sem desvios éticos.

A Diretoria Jurídica é o órgão responsável por liderar a gestão de ética e compliance, que tem a rotina acompanhada por dois comitês de ética ligados à Whirlpool S.A.: um que cuida de ocorrências registradas no Brasil e outro que se dedica aos demais mercados da região.

Estratégia para a sustentabilidade

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A Whirlpool tem a sustentabilidade como parte de seu DNA corporativo desde o início da sua história, permeando a gestão do negócio com maturidade e como parte fundamental para o alcance de bons resultados e da perenidade do negócio.

A melhoria contínua da eficiência para a sustentação da operação não é uma opção para a Companhia, mas sim a essência de sua atuação, passando por focos que vão desde economia no uso de recursos naturais – água, energia, matérias-primas – até a busca pela redução das emissões de gases de efeito estufa, a criação de produtos mais eficientes e a gestão otimizada de resíduos.

Dada a importância da sustentabilidade e sua relação transversal e intrínseca ao negócio, o Comitê de Sustentabilidade da Whirlpool é composto por seis vice-presidências: Sustentabilidade, Marketing, Recursos Humanos, Desenvolvimento de Produtos e Inovação, Suprimentos e Jurídico - e pela diretoria de Sustentabilidade e outras diretorias convidadas pontualmente.

Assim, a sustentabilidade tem uma perspectiva holística, ou seja, está presente e naturalmente incorporada em todas as etapas do negócio, no planejamento, no posicionamento à frente das exigências regulatórias e de possíveis crises, na produção, no pós uso dos produtos e na rotina dos mais de 16 mil colaboradores.

Papel importante para isso é a atuação do Comitê de Sustentabilidade - que se reúne trimestralmente e tem como responsabilidades as definições estratégicas, a escolha de prioridades e a forma de gestão -, e os Multiplicadores de Sustentabilidade, que atuam em todas as unidades com a missão de assegurar a capilaridade do tema, divulgando boas práticas, identificando oportunidades e trabalhando para garantir que as metas anuais de sustentabilidade sejam alcançadas.

No decorrer desta publicação, você poderá conhecer esse conceito na prática, nas iniciativas e gestão da Whirlpool em seis principais pilares para a construção de um futuro inovador, sustentável e possível.

A Whirlpool promoveu em 2013 uma análise qualitativa dos aspectos de sustentabilidade mais relevantes para a organização, dentro de seus pilares estratégicos, definindo, com a aprovação e envolvimento do Comitê de Sustentabilidade, seu mapa de atuação para a sustentabilidade e as iniciativas prioritárias para o período de 2013 a 2015.

Tiveram destaque ações para o uso racional da água, a eficiência energética, o desenvolvimento social e a redução do uso de substâncias restritas. Conheça essas iniciativas e seus resultados no capítulo “Construindo o futuro” e “Pessoas engajadas”.

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Investimento na gestão dos pilares estratégicos de Sustentabilidade (R$ milhões)

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Investimentos em gestão ambiental por categoria (R$ milhões)* 2013 2014
Custos de prevenção e gestão ambiental: investimentos, consultorias, taxas legais e despesas com pagamentos a equipes envolvendo Gestão Ambiental 4,6 4,9
Disposição de resíduos, tratamento de emissões e custos de remediação: incluem os itens operação e manutenção, disposição e transporte 4,6 5,5
TOTAL 9,2 10,4
* As informações sobre os investimentos consideram as operações no Brasil e na Argentina

Compromissos voluntários

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A gestão para a sustentabilidade da Whirlpool também se alinha a referências nacionais e globais para o desempenho sustentável gerador de valor, por meio de compromissos públicos assumidos pela Companhia:
 

Pacto Global – A Whirlpool é signatária da iniciativa, desenvolvida pela ONU com o objetivo de mobilizar as organizações para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em 10 objetivos. Conheça a contribuição da Whirlpool no alcance aos 10 objetivos em: http://goo.gl/L5A22m

Programa Na Mão Certa – A Companhia é apoiadora do programa, que estabelece, desde 2006, um pacto empresarial contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, proposto pela Childhood Brasil (organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation) e o Instituto Ethos. Até o final de 2013, o Pacto contava com 1.465 empresas signatárias.

Além do apoio financeiro ao projeto, a Whirlpool atua conscientizando as transportadoras que prestam serviço para a empresa. Ao final de 2014, 61% das 40 empresas que atendem a Companhia já eram signatárias do programa. Conheça o pacto em http://www.namaocerta.org.br/pacto.php

Programa Brasileiro GHG Protocol – A Whirlpool adere à iniciativa, mantida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, que estimula a cultura corporativa para a publicação de inventários de emissões de gases de efeito estufa.

Desde 2008, a Whirlpool publica anualmente o seu inventário, por meio do Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa, utilizando a metodologia do GHG Protocol International. Conheça os inventários em: https://registropublicodeemissoes.com.br/index.php/participante/113