01. Perfil
e história

Perfil

A Whirlpool Latin America é uma das líderes do mercado de eletrodomésticos na America Latina e oferece, por meio de sete reconhecidas marcas, refrigeradores, freezers, fogões, lavadoras e secadoras de roupa, lava-louças, micro-ondas, aparelhos de ar-condicionado e purificadores de água, além de comercializar fornos elétricos, climatizadores, depuradores de ar, acessórios para cozinha, aspiradores e aparelhos portáteis como batedeiras e liquidificadores. image-1 Clique aqui e conheça os endereços das unidades do mapa.

História

1957

Começa a história da Whirlpool com a fundação da Multibrás S.A. Indústria de Aparelhos Domésticos, em São Paulo, com foco na comercialização dos produtos com a marca Brastemp, que teve grande aceitação e expansão, e acabou por se transformar, em 1972, na Brastemp S.A. Aparelhos Domésticos e Comerciais.  

DNA de Inovação: na década de 50, a Brastemp lança as primeiras lavadoras automáticas com o inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação, padrão utilizado até hoje na categoria. Na mesma época, a Consul cria o Consul Junior, o “pai” dos frigobares conhecidos hoje. Nos anos 60, a Brastemp lançou seu primeiro fogão, trouxe a primeira geladeira brasileira de duas portas e a secadora de roupas.


1976

A Companhia adquire importante participação acionária na Consul S.A, empresa concorrente, fabricante de refrigeradores, com sede em Joinville (SC). Por isso, passa a participar da Empresa Brasileira de Compressores S.A. – Embraco, empresa afiliada à Consul e produtora de compressores, importante componente na fabricação de refrigeradores.

DNA de Inovação: lançamentos na década de 70, Brastemp e Consul traziam ao mercado o primeiro ar-condicionado fabricado no País (Consul), a primeira lava-louças e o primeiro freezer vertical nacionais (Brastemp).


1984

Aquisição de 100% do controle acionário da Semer S.A., uma importante produtora de fogões populares, situada em São Paulo.

DNA de Inovação: na década de 80, a Brastemp traz ao consumidor a primeira geladeira com a tecnologia Frost Free e o fogão auto-limpante.


1990

Inauguração da unidade produtora de lavadoras na cidade de Rio Claro (SP).

1992

Constituição da Brastemp da Amazônia para a produção de fornos de micro-ondas.

1994

Abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e incorporação em uma única controladora de 100% das empresas Consul S.A. e Semer S.A., tornando-se a maior empresa de eletrodomésticos da América Latina.

1997

Aquisição do controle acionário da Companhia pela Whirlpool Corporation, que passou a gerir as operações de manufatura e comercialização de produtos da linha branca para a América Latina.

1998

Aquisição das operações de linha branca da Philips chilena, que passou a denominar-se Whirlpool Chile Ltda., consolidando sua presença na região da América Latina.


2000

Aquisição pela Whirlpool Corporation, por meio de oferta pública, de 98% (noventa e oito por cento) do capital da Companhia.  

2006

Incorporação de 100% da Embraco e mudança da denominação social da Companhia, que até então era Multibrás Eletrodomésticos, para Whirlpool S. A.

DNA de Inovação: na década de 90 e nos anos 2000, as marcas se aproximam dos consumidores, lançam novas categorias de produtos, mais eficientes, com novos designs, atendendo às necessidades crescentes de modernização do público consumidor.


2014

Em 2014, a Brastemp lança a B.blend, primeira plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do Brasil, que promete revolucionar a maneira como as pessoas consomem bebidas em casa. São mais de 20 sabores de bebidas ao toque de um botão, com ou sem gás, quentes ou geladas:sucos, néctares, refrigerantes, energy drinks, iced teas, chás, cafés, chocolates, frapês e drinks sem álcool.

Saiba mais sobre a B.blend em bblend.com.br.